404 Not Found.404 Not Found. Dr. Samir Abu El Haje » Câncer de Pulmão – Prevenção ainda é a melhor solução

Câncer de Pulmão – Prevenção ainda é a melhor solução

more tips here Em: 2 de abril de 2012

Muitas pessoas não sabem, mas o câncer de pulmão se diagnosticado e tratado no início pode ser curado. Segundo estimativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2011 cerca de 27 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de pulmão no Brasil, o tipo que mais mata pessoas no País. Entre 90 e 92% destes casos estão relacionados ao hábito de fumar. O tabagismo é considerado a segunda causa de morte no mundo pela Organização Mundial da Saúde. Apesar do número de tabagistas ter caído pela metade entre 1989 e 2008, ainda existem 25 milhões de fumantes. “Estas pessoas são consideradas grupo de risco para o câncer de pulmão”, fala o médico Samir Abu El Haje, cirurgião torácico.

Calcula-se que o fumo seja responsável por mais de cinco milhões de mortes a cada ano. Se as tendências atuais de consumo dos produtos de tabaco persistirem, esse número pode superar oito milhões de mortes anuais até 2030. Quanto ao fumo passivo, estima-se que provoque cerca de 600 mil mortes anuais de indivíduos expostos à fumaça do cigarro, de acordo com dados do INCA.

O câncer de pulmão, em seu estágio inicial, tem sintomas que facilmente se confundem com outras doenças. “Emagrecimento, fraqueza, perda de apetite são algum dos sintomas de quem pode estar com câncer de pulmão”, comenta o médico. “Os fumantes ao perceberem estes sinais, pensam em qualquer outra doença, nem cogitam investigar a possibilidade de terem alguma doença no pulmão. Eles (os fumantes) precisam se conscientizar que são um grupo de risco para câncer de pulmão”, alerta.

As pessoas tabagistas, por não acreditarem na possibilidade de ter câncer no pulmão, acabam detectando a doença, na maioria das vezes, em estágios avançados, o que dificulta sua cura e a torna altamente letal. “Cerca de 80% dos pacientes que chegam ao consultório não tem indicação de cirurgia. Normalmente conseguimos realizar o tratamento cirúrgico somente em 20% dos casos e desta maneira proporcionar uma sobrevida com melhor qualidade”, fala Samir.

Os sintomas do câncer de pulmão aparecem mais claramente quando a doença estiver em um estágio mais avançado. Os principais sintomas são: tosse persistente ou mudança na tosse usual do fumante, encurtamento da respiração, escarro com sangue, rouquidão, dor torácica persistente ou aguda quando o indivíduo respira profundamente, pneumonias de repetição e sibilância (chiado ou miado de gato).
De acordo com Samir Abu El Haje um simples Raio X de tórax, em duas posições, pode identificar alguma alteração no pulmão que sugiram a possibilidade do paciente ter um câncer de pulmão e a partir deste exame continuar a investigação com Tomografia de Tórax, que é o melhor exames para mostrar as alterações no pulmão. “Principalmente para quem é fumante, o acompanhamento constante é necessário. Pelo menos uma vez ao ano, estas pessoas deveriam fazer uma avaliação com um médico especialista, para acompanhar como está a saúde de seu pulmão”, sugere Haje. “A melhor e mais eficaz forma de prevenção é não fumar. Para quem não consegue parar de fumar é fazer o diagnóstico precoce e desta maneira ter a possibilidade de cura com a cirurgia”, afirma o médico.

Voltar para Notícias

404 Not Found.

Notícias

  • Câncer de Pulmão – Prevenção ainda é a melhor solução...
  • Tratamento menos agressivo elimina o suor indesejado...
  • O médico Samir Abu El Haje é homenageado pela SBCT...

Hiperidrose

Existem situações que causam um aumento exagerado na produção de suor em algumas partes do corpo. Esta condição desagradável é conhecida como hiperidrose.

Leia +

Rubor Facial

O Rubor Facial, também conhecido por alguns como "Fobia Social" ou "Eritrofobia", é muito mais freqüente do que podemos imaginar.

Leia +